31/03/16 Quinta-feira
Nota 10
Vereadora de Mamborê receberá premiação da Acamdoze

A Associação das Câmaras Municipais da Microrregião Doze - Acamdoze promove nesta sexta-feira (1), a partir das 20 horas, jantar no Espaço Allure para lançamento do seu Gibi da Transparência e premiação dos Vereadores e Câmaras “Nota 10”.  Durante o evento, será empossado também o Conselho Gestor da entidade, que assumirá o lugar da atual diretoria. A vereadora Sandra da Silva Nascimento Agostinho está entre os dez vereadores da região que receberão a premiação. Importante lembrar que a Acamdoze utiliza como critérios para as premiações "Vereador Nota 10" e "Câmara Nota 10", a participação dos vereadores e Câmara em eventos da entidade (Acamdoze). Não se leva em conta a participação do vereador no dia a dia da Câmara de seu município.

Este ano, receberão o prêmio “Vereador Nota 10”, referente a 2015, os vereadores Genivaldo Ferreira (Farol); Felício Palma Junior (Peabiru); Natanael Faria (Araruna); Cristina Aparecida dos Santos (Luiziana); Nizete

  Aparecido da Silva (Ubiratã); Silvio Cesar Martins de Pádua (Ubiratã); Armando Marques Rufino (Luiziana); Joaquim Aparecido de Souza (Boa Esperança); Sandra da Silva Nascimento Agostinho (Mamborê); e João Costa (Farol). Já as Câmaras premiadas são de Farol; Mamborê; e Ubiratã.

Entre os critérios para escolha dos premiados foram levados em consideração a participação deles a eventos da entidade, quantidade de requerimentos apresentados, atuação parlamentar, entre outros. “É uma justa homenagem proporcionada pela entidade, que vai servir de estímulo para estes vereadores continuarem com seus trabalhos parlamentares”, comentou o presidente da Acamdoze, Gilson Martins, vereador de Boa Esperança.

Sobre o Gibi da Transparência, Martins explicou que o objetivo é despertar no cidadão o interesse em acompanhar pelo Portal da Transparência de seu município como os administradores vêm empregando o dinheiro público. “Este material vem para apresentar à população o que é e para que serve o portal da transparência, essa importante ferramenta de controle social”, justificou, lembrando que a transparência dentro do setor público foi uma de suas principais bandeiras para eleição à presidência da Acamdoze.

O gibi é composto por 16 páginas e traz texto de fácil compreensão. Foram rodados 10 mil exemplares que serão distribuídos em escolas da região. “Este gibi, acredito que vai ficar para história da Acamdoze, foi uma iniciativa que toda a diretoria abraçou com o apoio dos demais vereadores”, falou Martins.

Conselho gestor

Os nomes dos membros do Conselho Gestor da Acamdoze que assumirão o lugar da atual diretoria só serão divulgados no dia da posse. A diretoria está sendo desconstituída cumprindo determinação eleitoral, que determina que o prazo para que pré-candidatos deixem os cargos políticos para disputar as eleições de outubro seja seis meses antes do pleito.