04/05/16 Quarta-feira
Saúde
Conselho realiza reunião ordinária mensal

Os integrantes do Conselho Municipal de Saúde se reuniram, ordinariamente, no início da tarde de ontem (3), na sala de Endemias, no Centro de Saúde. A reunião foi conduzida pela presidente do referido conselho Sara Beltrame Perez.

Houve a leitura e aprovação da ata da reunião anterior e a leitura de um texto sobre o Dia do Conselheiro, com informações sobre o seu papel e sua importância. Foi destada a necessidade de se levar as informações às entidades que são por eles representadas. O texto foi extraído do material do curso que alguns conselheiros estão participando, em Juranda, o qual tem duração de 6 meses, com carga horária de 8 horas/aula por semana.

A presidente leu um ofício solicitando conselheiros para fazer parte do Comitê Municipal de Mobilização contra a Dengue, Zika e Chikungunya. Dois membros foram indicados para o referido Comitê: Ivete Bogucheski e Adriene de Brito.

  Houve a leitura de um informe sobre a atual situação da dengue no município de Mamborê, do início do ano até o dia da reunião: 367 casos notificados e 282 confirmados.

Votadas e aprovadas por unanimidade a prestação de contas do mês de março/2016, da Secretaria Municipal de Saúde.

Renato de Lima Correia, do Departamento Municipal de Planejamento, presente na reunião, falou sobre um recurso para ampliação da unidade de Saúde da comunidade Pensamento. Como a Prefeitura Municipal realizou a reforma, o Conselho se posicionou favorável à devolução da verba.

A Secretaria Municipal de Saúde informou a contratação de duas adontólogas por Recibo de Pagamento Autônomo - RPA. O Conselhou aprovou, desde que o referido sistema de contrato não ultrapasse 45 dias.

Foi apresentado o convite para o 1° Encontro de Saúde Mental, com presença de professores da UEM e um psiquiatra. O evento será no Centro Cultural, dia 16 de maio, das 13h às 16h30 e é aberto à comunidade.