04/05/16 Quarta-feira
Artesanato
Mãos Criativas realiza plantio do trigo
A Associação Mãos Criativas de Mamborê realizou o plantio de trigo para o projeto Caminhos da Terra, na tarde de ontem (3), na propriedade rural de Teodozio Czui, localizada às margens da BR 369. Estiveram presentes no local, o prefeito Nei Calori; a presidente da Associação Mãos Criativas, Marilza Czui; a diretora da Escola Municipal Barzotto Marli Drancka Beltrame, juntamente com os alunos do projeto Mais Educação.

O plantio ocorreu com o lançamento das sementes sobre a terra. Em seguida, uma grade, puxada por cavalo, incorporou a mesma ao solo, como era a prática antes da era da mecanização. A semente foi trazida de Santa Catarina e é a mais indicada para o trabalho de produção de peças artesanais, utilizando a palha do produto. A área plantada é de 2.000 m².

"O resgate de tradições, como a trança da palha de trigo, é manter viva a memória e a tradição de nossos antepassados e incentivar a nova geração a preservar costumes tão belos e com valor cultural tão grandes, que no caso, a cidade de Mamborê cultivou ao longo das décadas", informou a Associação Mãos Criativas.

Mais Educação

A Escola Barzotto desenvolve o projeto Mais Educação que são atividades realizadas no contra turno escolar. Atualmente, o projeto acontece com duas turmas, informou a diretora da escola Marli Drancka Beltrame. No contra turno, os alunos têm aulas de informática, inglês, dança, karate, vôlei, jardinagem, artes e outras. Dentro das aulas de artes, eles estão aprendendo sobre o artesanato que utiliza a palha do trigo como matéria prima. Por esse motivo, estiveram no local do plantio do trigo, para acompanhar todo o processo.

A diretora informou que a escola recebeu R$ 32 mil para o Mais Educação. A verba é gerenciada pela APMF da escola e aplicada para aquisição de materiais e ajuda de custo.

 

 
Equipe no local do plantio

 
Semeadura

Incorporação