16/05/16 Segunda-feira
Mamborê
Cerca de 400 pessoas participam de Encontro de Saúde Mental
A Secretaria de Saúde de Mamborê e o Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, juntamente com a Universidade Estadual de Maringá – UEM, realizaram 1º Encontro de Saúde Mental do município, na tarde desta segunda-feira (16). O evento discutiu sobre os avanços e desafios da Política Nacional de Saúde Mental.

O cerimonial de abertura contou com a presença do prefeito Nei Calori; secretária de Saúde Paula Rotta; de Assistência Social Vania Maria de Souza; Educação, Silmara Pallu Cesa; da coordenadora do CAPS em Mamborê, Adriene Brito; e outros.

Cerca de 400 profissionais das mais diversas áreas, como Saúde, Social, Educação, Justiça, estiveram presentes. Além de Mamborê, representantes de vários municípios da Comcam, e até mesmo outras regiões, participaram do evento.

O prefeito Nei Calori, ao dar as boas vindas, destacou a importância do encontro e lembrou que o CAPS foi implantado no município pela atual administração e realiza um grande trabalho para com a comunidade que necessita do atendimento, com uma equipe de profissionais contratados pela prefeitura.

O evento teve como mediadora a professora doutora Roselânia Francisconi Borges, especialista em Saúde Coletiva e mestre em Fundamentos da Educação pela UEM.

Duas palestras foram ministradas. O Dr. Ricardo Franzin, médico psiquiatra que atua no CAPS de Mamborê, abordou o tema  “Saúde Mental e Atenção Primária”. A Dra. Maria Lucia Boarini, psicóloga, especialista em Fundamentos da Educação pela UEM, falou sobre “Loucura, Possibilidade de Todos Nós”.

Houve apresentações dos Anjos Seresteiros do Colégio Estadual João XXIII, danças com os alunos do Prof. Thiago do Projeto Arte e Vida e a declamação de um poema por um grupo de usuários do CAPS.

 

 
Autoridades na abertura do evento

 

Dr. Ricardo Franzin
 
Mesa redonda

Hall de entrada do Centro Cultural