Anúncios Google
09/01/17 Segunda-feira
Saúde  
Hospital de Mamborê será inaugurado dentro de poucos dias

Com o nome de Centro Hospitalar André Luiz, o antigo Hospital e Maternidade Santo Antônio será inaugurado dentro de poucos dias, segundo a administradora do empreendimento Sirlei de Lurdes Peri. “André Luiz” é um pseudônimo do médico sanitarista, cientista e bacteriologista brasileiro Carlos Chagas*. Quinze leitos serão disponibilizados e a equipe já está contratada, assegurou a advogada Dra. Sirlei Peri. O que está atrasando um pouco é um aumento de carga para o funcionamento das máquinas da lavanderia. A solicitação foi feita em dezembro, mas ainda não houve a complementação de rede. “O projeto está na Copel. Acredito que esta semana eles liberam”, disse a administradora.

“A gente fez a reforma em cima do que a Saúde aprovou. Tudo aqui ‘tá’ adequado de acordo com as exigências da Regional, com a Vigilância Sanitária”, disse Sirlei Peri. Ela também informou que os móveis, máquinas da lavanderia e equipamentos estão todos em Mamborê. “Estamos tentando uma conversa com o Município (Prefeitura Municipal) para tentar uma parceria”, afirmou.

Dos 3 médicos clínicos gerais que trabalharão no local, já estão contratados os maringaenses Dr. Ulisses e Dr. Alex. O terceiro deverá ser um médico de Altônia. “Estamos fechando parcerias

  para funcionamento, por exemplo, da ultrassonografia, de cardiologia, dermatologia e outros. Estes profissionais poderiam atender uma vez por semana ou por agendamento”, disse a administradora, citando os convênios com a Unimed, FUPS e outros que estão sendo analisados e firmados.

“A ideia do hospital é fazer um atendimento humanizado. O médico que vai fazer um plantão, ele vai dormir aqui no hospital. Queremos que o médico que vai trabalhar aqui tenha bastante experiência em urgência e emergência”, prosseguiu Peri, afirmando que poderá haver parceria com os médicos que já moram em Mamborê também. “Eles podem ter pacientes que precisam de um internamento e podem utilizar a estrutura do hospital”, disse a advogada.

A direção do hospital estará a cargo da enfermeira e ex-secretária municipal de Saúde, Paula Denise Rotta.

Passos futuros
A parte do antigo centro cirúrgico ainda está isolado. Ali será reformado para equipamentos de radiodiagnóstico: tomografia, Raio X, mamografia e ultrassonografia.

Na parte central do terreno, entre a lavanderia e o hospital, será construído um prédio de 4 andares. De acordo com Sirlei Peri, o projeto já está em andamento e o prédio abrigará o centro cirúrgico, UTI e enfermaria de UTI. A construção seria no sistema de pré-moldados para que seja rápido e o centro cirúrgico, com maternidade, possa funcionar em breve.

Carlos Chagas* (Fonte: Wikepédia)
Carlos Justiniano Ribeiro Chagas (Oliveira, 9 de julho de 1879 — Rio de Janeiro, 8 de novembro de 1934) foi um médico sanitarista, cientista e bacteriologista brasileiro, que trabalhou como clínico e pesquisador. Atuante na saúde pública do Brasil, iniciou sua carreira no combate à malária. Destacou-se ao descobrir o protozoário Trypanosoma cruzi (cujo nome foi uma homenagem ao seu amigo Oswaldo Cruz) e a tripanossomíase americana, conhecida como doença de Chagas. Ele foi o primeiro e até os dias atuais permanece o único cientista na história da medicina a descrever completamente uma doença infecciosa: o patógeno, o vetor (Triatominae), os hospedeiros, as manifestações clínicas e a epidemiologia.