Anúncios Google
13/02/17 Segunda-feira
Mamborê  
Conselho de Saúde realiza primeira reunião do ano

Vinte e dois membros do Conselho Municipal de Saúde - CMS de Mamborê se reuniram ordinariamente na tarde de 9 de fevereiro. A reunião foi conduzida pela presidente Sara Caroline Beltrame Perez. O CMS se reúne sempre nas últimas quintas-feiras de cada mês, às 13h30, na Secretaria Municipal de Saúde.

A presidente fez a leitura da Portaria nº 43/2017, do Executivo Municipal, indicando os dois membros governamentais para fazerem parte do conselho: Juliano Sehaber Perez, representando o Poder Executivo, e, Ana Carolina Mariotto, a Secretaria Municipal de Saúde.

Os conselheiros aprovaram R$ 40 mil de Incentivo Financeiro de Investimento na modalidade fundo a fundo, da Secretaria Estadual para a Secretaria Municipal de Saúde. O montante deverá ser investido em uma clínica de fisioterapia e reabilitação municipal com diversos equipamentos.

A presidente fez a leitura da proposta de credenciamento para exames de imagem -  urgência e emergência, o qual foi aprovado por todos.

A Secretaria Municipal de Saúde solicitou um prazo de 45 dias para o conselho votar as contas do último trimestre de 2016, informando que estão sendo apuradas supostas irregularidades. Os conselheiros concederam o prazo, uma vez que a votação pode ocorrer até 30 de março. Desta forma, a Comissão de Verificação de Contas se reunirá no dia 21 de março e a votação ocorrerá na reunião ordinária do CMS, que será no dia 28 de março.

  A presidente leu um ofício do Controle Interno da Prefeitura Municipal, informando que a resposta será encaminhada nos próximos dias. Também fez a leitura de um ofício encaminhado pelo vereador Hildebrando Ribeiro de Oliveira, com data de 19 de janeiro, solicitando o Regimento Interno do Conselho Municipal de Saúde. Sara Beltrame informou que a cópia foi encaminhada no dia 24 de janeiro. O vereador também sugeriu que  a atual presidente se afaste da função de presidente do CMS, uma vez que é esposa do secretário municipal de Saúde. Sara informou aos conselheiros que fez a leitura, novamente, do regimento e buscou ajuda jurídica, não encontrando nenhum impedimento para permanecer à frente da presidência. De qualquer forma, ela deixou o cargo à disposição, caso os conselheiros achassem por bem substituí-la. Os membros optaram pela sua permanência.

A conselheira Maria Aparecida Dias sugeriu ao conselho que envie à Concessionária Viapar uma solicitação de estudo para colocação de algum equipamento para que ocorra a redução de velocidade na BR 369, trevo para o Canjarana. Os conselheiros também lembraram da necessidade de redução de velocidade no trecho da rodovia que passa pelo Pensamento II.

Sidneia Verônica Zancanaro Oliveira, do Setor de Endemias, disse que há 3 notificações de pessoas com dengue, mas não há nenhum caso confirmado. Ela também informou que 60 multas começaram a ser entregues na semana passada, visando a conscientização dos munícipes para que mantenham seus terrenos limpos.

Haverá audiência pública referente ao último quadrimestre de 2016, no dia 24 de fevereiro, às 8h30.

 
 
Fotos: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mamborê