Anúncios Google
09/03/17 Quinta-feira
João XXIII  
Colégio consultará pais sobre ensino em tempo integral
A direção do Colégio Estadual João XXIII – Ensino Fundamental e Médio está convocando os pais ou responsáveis para uma consulta pública. Os pais dos alunos do 1° Ano deverão responder se são a favor ou contra a continuidade do Ensino Médio em tempo integral. A consulta será amanhã (10), nos três períodos.

A Secretaria de Educação do Estado do Paraná escolheu alguns colégios para a implantação do Ensino Médio em tempo integral (manhã e tarde), neste ano.

O Colégio João XXIII é um dos 3 colégios da região do Núcleo Regional de Educação - NRE de Campo Mourão, que foi escolhido pelo Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral. Os demais estão nos municípios de Engenheiro Beltrão e Barbosa Ferraz.

O funcionamento do ensino em tempo integral tem sido muito difícil devido à falta de estrutura para a implantação do sistema. A dificuldade vai desde a necessidade de refeitório (para almoço) até o transporte de alunos da área rural (no final da tarde). “Apesar destas dificuldades, está sendo feito um bom trabalho e, certamente tudo será solucionado em breve”, disse a diretora do Colégio João XXIII Gilsamara Tiburcio Krauze. “Os pais que nos procuraram, para obter informações sobre o novo sistema, estão gostando”, concluiu a diretora.

Consulta na sexta-feira (10)

A urna ficará disponível na secretaria do Colégio João XXIII nos períodos da manhã e da tarde: das 8h às 12h e das 13h às 17h. No período noturno, a urna ficará no Centro Cultural Prof. Emília Martins Cruz, das 19h às 21h.

  Como funciona o ensino em tempo integral

Nessa modalidade de ensino, os estudantes vão cedo para a escola e só retornam ao  final da tarde. Durante o dia,  participam de aulas com metodologias diferenciadas. Essas escolas trabalham com Componentes Curriculares Eletivos de Comunicação, Cultura Digital e Uso de Mídias, Cultura Corporal, Cultura e Patrimônio, Educação Científica e Cidadania e Percepções Teatrais no Ambiente Escolar. Foram escolhidos os componentes curriculares eletivos que farão parte do currículo da escola, de acordo com seus interesses, necessidades e expectativas, para que o aluno se sinta inserido no ambiente escolar. “Além disso, os estudantes têm  aulas das disciplinas da Base Nacional Comum, Língua Estrangeira Moderna e Componentes Curriculares obrigatórios com ênfase no Mundo do Trabalho e no Protagonismo Juvenil”, explicou a professora Marcianita Siqueira Bine, técnica da Educação Integral do NRE.

A chefe do NRE destacou que, para o funcionamento do Ensino Médio em Tempo Integral, faz-se necessária a parceria do município na oferta do transporte dos estudantes. “A recomendação é que, as escolas contempladas, que não tiverem o apoio do governo municipal, terão a modalidade de Educação em Tempo Integral cancelada, retornando a oferta ao Ensino Médio regular, pois, nenhum aluno pode ser prejudicado”, disse.

 

 
Reunião entre direção do colégio com pais dos alunos do 1° Ano, dia 7 de março, no colégio. O prefeito Ricardo Radomski e o secretário de Governo Thiago Antônio Zanini participaram, pois o assunto principal foi a dificuldade da implantação do transporte escolar também no período da tarde