Anúncios Google
26/06/17 Segunda-feira
Mamborê  
Aramam realiza Fórum de Prevenção e Combate às Drogas

Hall de entrada

A Associação de Recuperação dos Alcoólicos de Mamborê (Aramam), em parceria com a Prefeitura Municipal e apoio de diversas entidades, associações, igrejas, escolas e comunidade, realizou o 1º Fórum de Prevenção e Combate às Drogas. O evento foi no Centro Cultural Prof. Emília Martins Cruz e no Colégio Estadual João XXIII, nos dias 23 e 24 de junho. A abertura contou com a presença do prefeito de Mamborê, Ricardo Radomski (PSD); vice-presidente da Câmara, Jairo Arruda (PDT); presidente da Aramam, Valdeci Arnaldo Ciconello; secretário municipal de Saúde, Juliano Sehaber Perez; secretária municipal de Educação, Maria Thereza Pereira Murback; representante do Núcleo Regional de Educação (NRE), Vivian Carla Coutinho do Lago Agostinho; diretora do Colégio João XXIII, Gilsamara Tiburcio Krauze; diretora da Escola Rui Barbosa, Sueli Martins Cordeiro Litron; diretora do Colégio São Luiz Gonzaga, Celma Huhryn Gaio; presidente do Conselho de Pastores de Mamborê (Copam), pastor Darly Thomé da Silva; pastor José Carlos Oliveira; padre Valdecir Liss; secretário municipal de Governo, Thiago Antonio Zanini; vereador Fábio da Silva Ferreira (PV); vereador José Aparecido Januário (PPS): vereador José Corchak (PDT); vereador Juvelino da Costa Guerra (PSD); vereador Mauricio Jotta Massano (PMDB); membros do Conselho Tutelar; João Evangelista da Associação de Recuperação dos Alcoólicos de Campo Mourão (Aracampo); presidente do Ara de Tupãssi, Roberto Rezende; e outras lideranças. Na noite de sexta-feira (23), após o presidente da Aramam declarar aberto o 1º Fórum de Prevenção e Combate às Drogas, houve palestra, apresentação musical e testemunho. No sábado (24), aconteceram as discussões em grupos menores, encerrando com a plenária.

Anderson Bittar, coordenador técnico da Comunidade Terapêutica Redenção (CTR) de Campo Mourão, partilhou suas experiências no trabalho com dependentes, o qual ele realiza desde 2009.

Javert Ribas, da Fraternidade O Caminho de Campo Mourão, fez um testemunho de vida, ainda na noite de sábado. O coral Canto e Encanto, da Pastoral da Educação da paróquia de Mamborê, fez duas apresentações, com coordenação da professora Cristina Prevedel Pereira, de Campo Mourão.

O início dos trabalhos, na manhã de sábado (24), foi com música, apresentada por Victor Rocha e Élio Anschau, acompanhados por Marcos Vinicius. Uma delas foi o hino da Aramam, com letra de Ivori Rodrigues da Silva. Ainda, na parte musical, houve apresentação dos Anjos Seresteiros, que é um projeto do Colégio João XXIII, com coordenação do professor Marlus Gomes Pereira.

Discussão

Para as discussões, os participantes foram organizados em 4 grupos temáticos, com seus coordenadores:

1-Discussão sobre a falsa frase "A droga não vicia e não tem efeito colateral". Coordenação: Pastor Darly Thomé da Silva 

2-Espaço público, política para os jovens. Coordenação: Vereadores Fábio da Silva Ferreira e José Corchak

3-Espaço e utilização das praças públicas. Coordenação: Pastoral da Educação e pastor José Carlos

4-O papel da família. Coordenação: Psicóloga Lucivani Soares Zanélla

 
Recepção

Plenária

O grupo número 1 focou a discussão no mito "A droga não vicia e não tem efeito colateral". Na plenária, apresentou-se que a bebida alcoólica (droga lícita) e a maconha (droga ilícita) são caminhos para outras drogas de dano maior. Portanto, devem ser combatidas também. A sociedade precisa agir com meios mais eficazes, nas drogas lícitas.

"A gente tem que se integrar mais. Precisamos fazer mais fóruns, mais debates; puxar a sociedade, criar mecanismos, interagir igrejas, escolas e outros", disse o Pr. Darly, coordenador do grupo.

Dentro do tema "Espaço público, política para os jovens", uma das sugestões foi a tentativa de alguma forma de alteração na lei, propiciando facilitar o transporte público de pessoas para participação em eventos esportivos e outros. Criação de eventos, esportivos ou não, para envolver os adolescentes e jovens. Levar propostas surgidas nas discussões para os conselhos existentes no município e para as conferências municipais, que acontecerão em breve.

O grupo sugeriu a criação de um conselho, com a Aramam, para acompanhar os trabalhos. "Um conselho que irá reger e caminhar atrás dessas iniciativas", disse Fábio da Silva Ferreira, coordenador do grupo.

"O povo mamboreense tem que se sentir morador de Mamborê: a minha cidade! Quando se tem este sentimento, eu vou cuidar dela", disse a representante do grupo 3, que teve como tema "Espaço e utilização das praças públicas".
Foram apresentados os nomes das praças do município: Praça Tiradentes, do Guarani; Praça Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, ao lado da rodoviária; Praça João Szesz, no centro; Praça das Flores; e Praça Alvorada do Conjunto Santa Luzia.

A proposta foi de associações, entidades, escolas, etc. se responsabilizarem pelo estímulo à realização de eventos que movimentem as praças, para que sejam locais de circulação de famílias, jovens, adolescentes e crianças. Foi citado o caso da praça do Conjunto Santa Luzia onde pessoas voluntárias já realizam eventos, mobilizando pessoas em torno do esporte.

O grupo 4, com o tema "O papel da família", falou da dificuldade em lidar, principalmente quando há um caso de adolescente fazendo o uso de drogas e a família não aceita encarar esta realidade. Uma das sugestões foi o apadrinhamento, onde famílias melhor estruturadas tentariam contato com famílias em dificuldades.

Houve também a sugestão da reativação do Comitê Intersetorial de Saúde Mental com a parceria da Aramam e outros.

Várias outras ideias foram apresentadas durante a plenária.

Encerramento

Houve o agradecimentos aos participantes e a entrega de certificados. Dalila Negrisoli de Carvalho, secretária da Aramam, enfatizou a importância de se colocar em prática pelo menos parte das sugestões, as quais serão avaliadas na segunda edição do Fórum de Prevenção e Combate às Drogas, no próximo ano. O encerramento foi com um  almoço, no salão paroquial da igreja matriz.

Álbum com mais fotos


Vídeo com algumas partes dos momentos musicais

Hino Nacional
 

Valdeci Ciconello, presidente da Aramam
 
Pr. Darly Thomé da Silva, presidente do Copam

João Evangelista da Aracampo
 
Ricardo Radomski, prefeito de Mamborê
 

Coral Canto e Encanto, com alguns participantes das aulas de canto de Campo Mourão
 
Javert Ribas

Anderson Bittar da CTR
 
 
 
Victor Rocha e Élio Anschau

Roberto Rezende do Ara de Tupãssi
 
Coordenadores dos grupos temáticos

Um dos grupos reunidos
 
Preparação do almoço

Anjos Seresteiros com o Prof. Marlus
 
Sala Helena Kolody

Plenária
 

Plenária
 
 
Almoço no salão paroquial