Anúncios Google
01/07/17 Sábado
Roncador    
Prefeito de Mamborê participa de reunião da Comcam

A implantação de um consórcio regional de aterro sanitário para atender os municípios da Comcam, principal bandeira da presidente Angela Kraus (PSDB), prefeita de Farol, foi confirmada na manhã de sexta-feira (30), pelo gerente regional da Sanepar de Campo Mourão, Edson Lima, que participou da reunião descentralizada de prefeitos no município de Roncador. Técnicos da Sanepar de Curitiba também estiveram no evento, prestigiado por 15 prefeitos da região. Entre eles, o prefeito de Mamborê, Ricardo Radomski (PSD).

“Dependemos apenas da aceitação dos prefeitos para que possamos envolver outros municípios, mesmo que não envolva todos, este projeto será implantado”, falou Lima, ao comentar que o consórcio suportará os 25 municípios da região. A Sanepar já fez estudos técnicos no aterro de Campo Mourão, que será a central de recebimento dos resíduos das demais cidades. “No município  a área do aterro será ampliada e uma parte recuperada por falta de conservação”, ressaltou o gerente.

O projeto para implantação do aterro será lançado pelo governador Beto Richa (PSDB) ainda neste mês e, em seguida, terão início os trabalhos de construção da estrutura. Ao todo, 3 regiões do Paraná terão o sistema implantado: Campo Mourão, representando a Comcam; Paranavaí; e Guarapuava. A região terá 5 postos de recebimento: municípios de Campina da Lagoa, Luiziana, Janiópolis, Barbosa Ferraz e Engenheiro Beltrão. A central será em Campo Mourão.

  Pelo sistema, os municípios ficarão responsáveis pelo transbordo dos resíduos até os pontos de recebimento e, a Sanepar, pela destinação final. Os valores serão definidos de acordo com a realidade de cada município, ou seja, não serão fixos. O projeto prevê também uma usina de reciclagem e uma de produção de energia elétrica. Segundo Lima, em relação aos municípios que fazem hoje a entrega de resíduos para empresas terceirizadas, o custo da Sanepar terá uma redução de 50%, viabilizando o projeto às prefeituras.

Angela comemorou o avanço no projeto. Ela lembrou que visitou um consórcio com o mesmo sistema de funcionamento em Cianorte e que os resultados são impressionantes. “Agora só dependemos de respostas dos demais prefeitos para darmos o próximo passo. Temos a certeza de que este é o caminho para os municípios solucionarem o problema do lixo”, comentou, ao lembrar que entregou a proposta em mãos ao presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, em Curitiba.

Prefeitos presentes

A reunião em Roncador foi a primeira desta gestão, descentralizada. O encontro reuniu gestores de 15 municípios. Além da prefeita de Farol e presidente da Comcam, Angela Kraus e do prefeito de Mamborê, Ricardo Radomski, compareceram: Edenilson Miliossi (Barbosa Ferraz); Marilia Gonçalves (Roncador); Carlos Caxão (Corumbataí do Sul); Elza Aguiar (Altamira do Paraná); Haroldo Duarte (Ubiratã); José Carlos Gomes (Nova Cantu); Suely Alves Pereira Silva (Rancho Alegre do Oeste); Leandro Arruda (Araruna); Ismael Dezanoski (Janiópolis); Tauillo Tezelli (Campo Mourão); Júlio Frare (Peabiru); Wenderson Aparecido Pereira dos Santos (Boa Esperança);  e Rogério Rigueti (Engenheiro Beltrão). Os próximos encontros também serão descentralizados. Alguns prefeitos já se manifestaram oferecendo seus municípios para o encontro. Uma definição será feita nos próximos dias.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Comcam