Anúncios Google
07/07/17 Sexta-feira
LIRAa  
Município apresenta índice abaixo de 1%
Conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, o último Levantamento de Índice de Infestação pelo Mosquito Aedes aegypti (LIRAa), realizado no município, apresentou índice de 0,7%. O levantamento aconteceu no período de 3 a 5 de julho. O LIRAa tem por finalidade o monitoramento e a dispersão do vetor causador das doenças Dengue, Zika Vírus, Febre Chikungunya e Febre Amarela, sendo um instrumento importante de orientação nas medidas e ações estratégicas a serem adotadas na prevenção e combate ao vetor,  indicando qual depósito é predominante, ou seja, onde o mosquito transmissor está se proliferando com maior facilidade.

 

  Conforme as Diretrizes Nacionais para Prevenção e Controle dessas doenças os parâmetros para classificação  dos municípios, quanto à infestação pelo Aedes aegypti (e também adotados para o Aedes albopictus), são: menor que 1%, satisfatório; de 1% a 3,99%,  alerta para epidemia; e acima de 3,99%, risco para epidemia.

Mesmo estando dentro do percentual recomendável, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Endemias, solicita que os cuidados sejam mantidos: conservar os quintais limpos, sem lixo ou mato; limpeza e manutenção dos terrenos baldios;  separação, coleta e destinação adequada dos entulhos e lixos domiciliares; limpeza de praças e bueiros, verificando se nas árvores existe ocos possíveis para proliferação do vetor; limpeza e manutenção de piscinas e depósitos para armazenamento de água das chuvas; etc.