Anúncios Google
17/08/17 Quinta-feira
Barzotto  
Encerrado o projeto sobre valorização da mulher do campo

Professora Eliane com sua turma e os personagens do Agrinho

A Escola Municipal Barzotto realizou uma homenagem à mulher do campo, na noite de 10 de agosto, no pavilhão da capela Nossa Senhora da Glória. O evento encerrou o projeto “Mãos de Prata em Terras que valem Ouro”, elaborado e executado pela professora Eliane Rufino de Faria, com apoio da Escola Barzotto e parcerias diversas. Agora, o projeto segue ao Programa Agrinho 2017, para concorrer na categoria  Experiência Pedagógica.

O projeto foi desenvolvido com 20 alunos e surgiu com a intenção de valorizar e reconhecer o trabalho que as mulheres do campo realizam há muito tempo, sempre acompanhando e ajudando a figura masculina nos afazeres domésticos e no serviço do manejo e produtos que vêm da terra.

"Abordou o papel da mulher como agente principal no processo produtivo da agricultura familiar e trouxe uma grande discussão, não só para os alunos, mas para a comunidade em geral, conhecendo e valorizando um trabalho que, na maioria das vezes, não é reconhecido", declarou a Prof. Eliane.

 
Visita a uma propriedade rural de Mamborê  onde uma mulher é quem gerencia

"As crianças foram a campo para conhecer de perto o trabalho dessas mulheres, levantaram questionamentos, fizeram suposições e críticas e adquiriram conhecimento para melhorar o mundo em que vivem", concluiu a professora.

"Este projeto contemplou a construção do conhecimento, proporcionando a inserção de temas de relevância social, cultural, econômica, política e ambiental, visando melhorias constantes de hábitos e atitudes quanto a valorização da mulher do campo", avaliou Marli Drancka Beltrame, diretora da Escola Barzotto. Segundo a diretora, os principais objetivos foram promover novas práticas pedagógicas, despertar iniciativas empreendedoras e contribuir para a formação integral da criança e dos envolvidos no projeto.

Encerramento do projeto com homenagem às mulheres
 
Visita à Associação das Crocheteiras do Guarani

Crochê
 

Noite de homenagem às mulheres visitadas e que fizeram parte do projeto

Agricultura familiar onde as mulheres produzem doces e cultivam alface
para venda na feira do produtor

Visita na propriedade de Herta Radecki que cultiva orquídeas