Anúncios Google
24/08/17 Quinta-feira
Habitação rural  
Chefe da Casa Civil participa da entrega de 28 casas


Valdir Rossoni, chefe da Casa Civil

Valdir Rossoni, chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Paraná, almoçou em Mamborê nesta quinta-feira (24). No início da tarde, Rossoni participou de uma solenidade, no Centro de Eventos do Parque do Lago, para a entrega oficial das chaves de 28 casas para proprietários rurais. As 28 famílias participaram do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), que teve início há cerca de 5 anos. Os recursos são do Governo Federal, através do Ministério das Cidades/Banco do Brasil ou Caixa, em parceria com o Governo do Estado do Paraná, através da Cohapar/Sehab/Emater, e Município de Mamborê. Também estiveram no local o prefeito Ricardo Radomski (PSD); secretário de Estado da Cultura e do Esporte, Douglas Fabricio; deputado estadual Marcio Nunes (PSD); João Naime Neto, chefe de gabinete da Cohapar, representando Abelardo Lupion, presidente da Cohapar; Geraldo Pereira Lacerda, coordenador estadual de Habitação Rural da Emater; João Ricardo Barbosa Rissardo, chefe do Núcleo Regional de Campo Mourão da Secretaria de Agricultura; Jairo Martins de Quadros, gerente regional do Instituto Emater - Campo Mourão; Walter Lopes da Conceição Junior, gerente de Serviços do Banco do Brasil, agência de Mamborê; Angela Maria Nery Cesario, gerente da Caixa Econômica Federal, agência de Mamborê; subtenente Mario da Silva, comandante do Destacamento da Polícia Militar de Mamborê; vereadores: Fabio da Silva Ferreira (PV), Hildebrando Ribeiro de Oliveira (PV), Jairo Arruda (PDT), Osvaldo Sibardeli (PSDB), Mauricio Jotta Massano (PMDB) e Juvelino da Costa Guerra (PSD); e outras autoridades.

Já está em andamento um novo grupo de agricultores composto por 13 famílias a serem beneficiadas. Os primeiros passos já foram dados e a documentação já está em posse da Caixa Econômica Federal, para análise. No caso do grupo de 28 famílias, o agente financeiro foi o Banco do Brasil; neste novo grupo, será a Caixa Econômica Federal.

 


Entrega de casas

“O Paraná está numa situação economicamente estável e equilibrada”, disse Valdir Rossoni, comparando o Paraná com alguns outros estados do Brasil, que enfrentam  sérios problemas. “O governador Beto Richa não faz nenhum compromisso se o dinheiro não está em caixa”, prosseguiu Rossoni. “Que bom se o Paraná tivesse, em todas as regiões, dois deputados do quilate do Marcio e do Douglas”, concluiu o chefe da Casa Civil, elogiando Marcio Nunes e Douglas Fabrício (PPS), deputado estadual licenciado.

“Sete milhões e quatrocentos mil reais, sendo dois milhões de financiamento e o restante a fundo perdido. Lembrando que isto não é promessa; são obras licitadas, com dinheiro depositado na conta”, disse o deputado Marcio Nunes, referindo-se à quantia de dinheiro que Mamborê está recebendo, neste ano, do Governo do Estado.

Ricardo Radomksi agradeceu ao chefe da Casa Civil e demais autoridades pela presença e colaboração. O prefeito também parabenizou as 28 famílias que receberam as chaves da nova casa, durante o evento.

O Programa
O Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) foi criado pelo Governo Federal no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida, através da Lei 11.977/2009 e com a finalidade de possibilitar ao agricultor familiar, trabalhador rural e comunidades tradicionais o acesso à moradia digna no campo, seja construindo uma nova casa ou reformando/ampliando/concluindo uma existente.

Entre os vários critérios para que o agricultor se encaixe no programa está a necessidade de que a renda anual, familiar, bruta não ultrapasse R$ 17 mil. Uma vez apto para assinar o contrato, o beneficiado recebe 96% do valor total da construção ou reforma da casa. O valor restante, correspondente a 4%, deve ser pago em 4 parcelas anuais.


Douglas Fabrício, Marcio Nunes, Valdir Rossoni e Ricardo Radomski - Entrega de kits do prato típico de Mamborê
 
Entrega da primeira chave para Floriano Janick
 

Entrega simbólica das chaves