Anúncios Google
07/11/17 Terça-feira
Sessão do Legislativo  
Câmara aprova desfiliação da Acamdoze
Com presença de 7 vereadores, foi realizada ontem (6), a sessão ordinária de número 32 do ano de 2017. Ausentes os vereadores José Aparecido Januário (PPS) e Osvaldo Sibardeli (PSDB). Após a leitura de uma passagem bíblica, houve a aprovação das atas das sessões anteriores. O presidente Jairo Arruda (PDT) registrou e agradeceu a presença do ex-vereador Dirlei Martins Pereira, no plenário da Câmara. Em pauta, a apresentação de duas indicações, votação e aprovação de dois Projetos de Resolução (PRs) e de uma moção.

O PR nº 6/2017, de autoria da Mesa da Câmara, foi discutido e aprovado por unanimidade. O Projeto de Resolução dispõe sobre a proposta de desfiliação da Câmara Municipal de Mamborê da Associação de Câmaras da Microrregião Doze (Acamdoze). De acordo com a justificativa do PR, a proposta de desfiliação visa a economia do valor de um salário mínimo que é, mensalmente, repassado à referida associação. “Não vejo uma viabilidade de continuarmos repassando”, disse o presidente da Câmara, Jairo Arruda. O vereador Mauricio Jotta Massano (PMDB) e o vereador Fabio da Silva Ferreira (PV) também se manifestaram favoráveis à desfiliação. Fabio, popular Chitão, considerou o custo benefício não compensatório.

O PR nº 7/2017 dispõe sobre a suplementação e redução de dotação orçamentária da Câmara. O Projeto de Resolução abre crédito adicional suplementar, da própria Câmara Municipal, no valor de R$ 26 mil.

A proposta de Moção de Congratulações nº 5/2017, de autoria de Jairo Arruda (PDT), foi aprovada por unanimidade. A moção será enviada à direção e professores do Colégio Estadual João XXIII, bem como ao aluno Guilherme de Melo Sphair. A justificativa da moção cita a seleção de Guilherme no Programa Geração Atitude e por ter uma redação, de sua autoria, publicada no livro dos 70 anos da Secretaria de Estado da Educação (SEED). O presidente da Câmara falou da possibilidade de todos serem convidados a assinar a moção.

No momento das Comunicações Parlamentares, o vereador Everson Clei Tiburcio (PSC), se inscreveu e falou sobre o Projeto de Lei nº 47/2017, de autoria do vereador Fabio da Silva Ferreira. O PL institui o Dia Municipal da Reforma Protestante e foi aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito Ricardo Radomski (PSD). O vereador Pastor Everson parabenizou o autor do projeto, bem como o prefeito, por ter transformado em lei municipal o Dia da Reforma Protestante, em comemoração aos 500 anos da Reforma Protestante, encabeçada por Martinho Lutero, em 1517.

 

Indicações apresentadas

Indicação n° 176/2017 – Autoria do vereador Jairo Arruda (PDT)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

O vereador solicita que seja feito a compra e instalação de um bebedouro de água para o Pátio de Máquinas do Município.

Indicação n° 174/2017 – Autoria dos vereadores Hildebrando Ribeiro de Oliveira (PV), Juvelino da Costa Guerra (PSD) e Maurício Jotta Massano (PMDB)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

Ao setor competente para que providencie a instalação de energia e banheiro no cemitério do Canjarana.


Sessão na íntegra, em vídeo