Anúncios Google
22/11/17 Quarta-feira
Mamborê  
Palestra sobre violência doméstica nesta segunda-feira (27)

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e Creas, realizará uma palestra, com o tema “Violência Doméstica – Paz nos lares”, ministrada pela Dra. Cristina Lopes Afonso (foto). A palestra será na segunda-feira (27), às 13h30, na Casa da Amizade, e fará parte da comemoração do Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, que é 25 de novembro.

O fenômeno da violência praticada contra mulheres constitui uma das principais formas de violação dos

  direitos humanos, atingindo-as em seus direitos à vida, à saúde e à integridade física. O dia 25 de novembro, Dia Internacional de Combate a Violência contra a Mulher, é um dia de conscientização, de luta e mobilização por mais justiça social e por um mundo sem violência contra a mulher.

A Proteção Social Especial tem por finalidade a proteção e promoção do indivíduo em situação de violência. Desta forma, dentre as ações desenvolvidas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), integrado ao Sistema de Garantia de Direitos, destaca-se a palestra com a Dra. Cristina Afonso Lopes, vitima de violência praticada pelo ex-marido na década de 1980, motivado por ciúmes, resultando em 85% de seu corpo queimado, recuperou-se diante de muita dor e sofrimento.

Seu agressor foi julgado e condenado a 13 anos de prisão, sendo uma decisão histórica para a época. A pena foi considerado um marco no combate à violência contra mulheres em nosso país, tornando-se referência para julgamento de casos semelhantes e servindo de base para a criação da Lei Maria da Penha, em 2006, que defende mulheres vítimas de violência doméstica. A palestra com a Dra. Cristina tem como objetivo informar as mulheres como também toda comunidade sobre direitos, e enfrentamento a violência doméstica.

Minicurrículo da Dra. Cristina Afonso Lopes

Graduada em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1990)

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1985).

Chefe do serviço de Fisioterapia do Instituto Nelson Pícolo e Pronto Socorro para Queimaduras de Goiânia de 1991 a 2014.

Professora comissionada da Universidade Estadual de Goiás desde 1996.

Sócia Fundadora da Sociedade Brasileira de Queimaduras desde 1994.

Membro da Sociedade Internacional de Queimaduras desde 1994.

Presidente da comissão nacional de prevenção da Sociedade Brasileira de Queimaduras

Sócia fundadora da FELAQ – Federação Latino Americana de Queimaduras desde 1997.

Professora na pós-graduação CEAFi – Goiânia, desde 2006, em Dermato-funcional (Fisioterapia em Queimaduras)

Professora na pós-graduação CDCS – Goiânia, desde 2006, em Dermato-funcional (Fisioterapia em Queimaduras).

Professora do Grupo Ivo Pitangy – Rio de Janeiro, desde 2008, (Fisioterapia em Queimaduras)

Professora na pós-graduação CBES, em Dermato-funcional, desde 2005.(Fisioterapia em Queimaduras)

Professora na pós-graduação INSPIRAR – Vitória, São Paulo, Florianópolis, Belém, Cuiabá, Curitiba, Porto Alegre Dermato-funcional (Fisioterapia em Queimaduras)

Professora na pós-graduação ISEPE – Passo Fundo, Florianópolis e Curitiba. Dermato-funcional (Fisioterapia em Queimaduras)

Presidente do conselho científico do Núcleo de Proteção Aos Queimados (NPQ)

Vereadora do Município de Goiânia

Presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência.