Anúncios Google
13/12/17 Quarta-feira
Mamborê  
Programa de inseminação artificial e outras ações beneficiam pequenos produtores

A Prefeitura de Mamborê, com o trabalho da empresa Vet Plan, responsável em fazer a gestão técnica do Programa de Inseminação Artificial (PIA), realizou o trabalho de vacinação contra febre aftosa de 1.419 animais, pertencentes a 117 famílias. O município forneceu, gratuitamente, 1.000 doses da vacina, como forma de incentivo aos pequenos produtores. As outras 419 doses foram cobrados apenas o valor do custo da vacina: R$ 1,15, a unidade.

O trabalho de vacinação contra febre aftosa ocorreu durante todo o mês de novembro e foram visitadas propriedades em diversas regiões do município, como: São Domingos, Sununu, Vila Rural, Vitor Mendes, Guarani, Água da Palmeira, Lageado, Pensamento, Canjarana e outras.

Segundo o veterinário Eduardo Pereira Murback, responsável pelos trabalhos, a orientação para alguns produtores que não foram beneficiados e demandam da aplicação em seus animais, deverão

 

procurar a prefeitura, para efetuar o cadastro, que é simples e rápido. Ainda segundo o veterinário em propriedades onde não foram encontrados moradores no momento da visita, os mesmos poderão ligar no telefone (44) 9 9947-9050.

Ainda neste mês de dezembro terão início os trabalhos de vacinação de bezerras com idade entre 3 e 8 meses, contra a brucelose.

Segundo a empresa, diversos atendimentos do Programa de Inseminação Artificial, estão sendo realizados, conforme a solicitação dos pequenos produtores, através da parceria firmada com a Prefeitura de Mamborê.

“Estamos fazendo de forma legalizada, contratamos um profissional veterinário, com isso o objetivo da prefeitura é aumentar a lucratividade do pequeno produtor de gado leiteiro e de corte e o melhoramento genético do rebanho, além de darmos atendimento a outras atividades do setor’’, disse o prefeito.

Recentemente, o município realizou, no Centro de Eventos do Parque do Lago, um encontro onde foi efetuado o recadastramento para o Programa de Inseminação Artificial e o cadastramento dos pecuaristas, visando um levantamento do rebanho e a localização das propriedades. Os pequenos produtores também participaram de uma palestra sobre diagnóstico de CIO e obtiveram informações de como irá funcionar o atendimento do programa, junto aos produtores.