Anúncios Google
13/03/18 Terça-feira
Mamborê  
Abertas as comemorações da Semana da Água

Pastor Darly, Jairo Arruda, Ricardo Radomski e Ana Maria Fernandes

Na última sexta feira (9) foi realizada a abertura das atividades da Semana da Água, em comemoração ao dia Mundial da Água (22 de março). Um encontro na prefeitura reuniu lideranças políticas, representantes de entidades locais, clubes de serviços e membros dos conselhos de Desenvolvimento e Meio Ambiente. Participaram o prefeito Ricardo Radomski (PSD); presidente da Câmara, Jairo Arruda (PDT); vereador Fabio da Silva Ferreira (PV); presidente do Conselho dos Pastores de Mamborê (Copam), pastor Darly Thomé da Silva; entre outros.  

Foram apresentadas as análises da qualidade da água dos rios que contornam a cidade, Ribeirão Mamborê e Arroio da Usina e apresentado um levantamento topográfico das matas ciliares urbanas, além de outros assuntos relacionados.

  Segundo a técnica da Divisão do Meio Ambiente do município, Ana Maria Fernandes, "temos muitas conquistas nos cuidados com a água e o meio ambiente, mas há também muitas ações a serem executadas". 

Ana Maria, após apresentar os resultados das análises, salientou a importância de se preservar os cursos da água para diminuir a contaminação por bactérias que poluem a água.  "O Arroio da Usina, onde existe a presença da floresta ou áreas abandonadas em regeneração, o impacto da poluição é menor", prosseguiu. 

"É necessário resolvermos a situação das margens do Ribeirão Mamborê  onde a expansão urbana ocorreu, sendo impossível retirar todos os moradores do local. É uma área consolidada urbana e a maioria se encontra na faixa dos 5 metros. Por isso a importância do levantamento topográfico para planejar as ações diminuindo os problemas", concluiu Ana Maria.

Na sequência das atividades da Semana da Água, houve uma reunião no final da tarde de segunda-feira (12), na qual conselhos discutiram sobre matas ciliares urbanas. Está programada também uma visita ao Parque do Lago, com plantio de mudas nativas, dentro de alguns dias.

 
Participantes da abertuda da Semana da Água   Ana Maria Fernandes apresentando os números da análise da água
 
Vilson Lemes falando sobre a situação das margens e os riscos de inundações   Julio Cesar, engenheiro agrônomo, falando sobre o levantamento topográfico realizado

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mamborê