Anúncios Google
20/06/18 Quarta-feira
Sessão ordinária  
Câmara aprova moção para policiais militares
 
Sessão de terça-feira (19)   Soldados homenageados: Josemar Lopes dos Santos e Paulo Kostin Junior

Vídeo da sessão

Com presença de todos os vereadores, aconteceu a 18ª sessão ordinária do ano, na noite de terça-feira (19), encerrando o primeiro semestre de atividades. Durante o mês de julho não acontecerão sessões ordinárias, mas o presidente Jairo Arruda (PDT) informou que, no mínimo, duas sessões extraordinárias, serão realizadas. Em pauta, na sessão de terça-feira (19), a segunda votação de alguns projetos, 4 requerimentos e 1 moção a dois policiais militares de Mamborê.

Segunda votação

Receberam a segunda e definitiva votação os Projetos de Lei (PLs) nº 52/2018 e 53/2018, além do Projeto de Resolução nº 6/2018. Todos foram aprovados por unanimidade.

O PL nº 52/2018, de autoria do Poder Executivo, dispõe sobre suplementação de verba. O PL nº 53/2018, propõe uma nova redação ao artigo 184 da Lei complementar Municipal nº 33/2012, alterando de 9 para 22 o número de membros da Comissão Permanente de Sindicância e Processo Disciplinar. O projeto também é de autoria do Poder Executivo. O Projeto de Resolução nº 6/2018, acrescenta um item ao projeto da Câmara Mirim, que é a realização de uma viagem a Curitiba, para que os integrantes do Parlamento Jovem conheçam a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) e outros ponto de interesse, na capital. 

Grande Expediente

O vereador José Aparecido Januário se inscreveu e defendeu seus requerimentos.

“O estudante que faz Direito deve fazer estágio na área jurídica da administração”, disse o vereador Januário, ao defender o Requerimento nº 24/2018, acrescentando que o estágio deve agregar conhecimentos ao estudante na sua área de estudo.

Comunicações parlamentares

Não havia inscritos para este momento e o presidente aproveitou para agradeceu a todos os vereadores pelos trabalhos e assiduidade nas sessões durante o primeiro semestre do ano. Já adiantou que durante o recesso de julho, haverá sessões extraordinárias.

 

Moção

Foi aprovada a Moção de Congratulações nº 10/2018, de autoria do vereador Jairo Silveira de Arruda (PDT), aos policiais militares Josemar Lopes dos Santos e Paulo Kostin Junior, com cópia ao Comando da Polícia Militar de Mamborê, pelo atendimento prestado na ocorrência realizada no dia 10 de março de 2018, no resgate de uma vítima de incêndio em Mamborê.

A moção é “fruto do reconhecimento desta Casa Legislativa em valorizar todo o empenho e dedicação de bravos homens que dedicam o trabalho do dia a dia em proteger os cidadãos, com suas famílias e propriedades, como mantenedores da lei e da ordem da cidade”, diz parte da justificativa da moção.

O presidente Jairo Arruda agradeceu ao vice-prefeito, Sebastião Martinez (Dem), presente no plenário, por ter sugerido a homenagem aos dois policiais. Arruda acrescentou ainda que “raramente há reconhecimento do trabalho dos policiais, que muitas vezes colocam a própria vida em risco”.

“O povo mamboreense agradece ao trabalho de vocês”, disse o vereador Mauricio Jotta Massano (MDB).

“Tenho a certeza que na noite de hoje esta casa está dizendo ‘nós valorizamos o trabalho de vocês’”, disse o vereador Pastor Everson.

“Uma moção justa, pois é uma atividade difícil”, disse o vereador Januário. Ele lembrou que nos últimos anos não aconteceu nenhum assalto a banco, correio, lotérica e nem explosão de caixas eletrônicos em Mamborê, dizendo que, certamente, isso não é por acaso; é devido à dedicação dos policiais e da integração entre a Polícia Militar e Polícia Civil.

“Muitas das nossas classes da sociedade não têm encontrado respaldo e valorização à altura das suas prestatividades”, disse o vereador Fabio da Silva Ferreira (PV), citando a classe da Polícia Militar como uma que “se dispõe a fazer mais com muito pouco”. “Hoje, esta Casa de Leis quer lembrar os verdadeiros heróis que esta cidade tem”, concluiu.

Os demais vereadores também parabenizaram o presidente pela moção e os homenageados. Os demais policiais de Mamborê também foram lembrados, bem como o comandante do Destacamento da PM, subtenente Mario da Silva.

 

Requerimentos aprovados

Requerimento n° 22/2018 – Autoria do vereador José Aparecido Januário (PPS)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

No sentido de determinar ao setor competente que informe se o veículo Marca Toyota, modelo Corolla, cor prata, placa BBU-5957- Mamborê, lotado no Gabinete do Prefeito Municipal, se envolveu em algum acidente de trânsito. Caso Positivo. Solicito cópia do Boletim de Ocorrência de Trânsito, registrado no órgão policial responsável pelo atendimento do sinistro de trânsito.

Requerimento n° 23/2018 – Autoria do vereador José Aparecido Januário (PPS)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

No sentido de determinar ao setor competente que encaminhe relação dos beneficiários de Aluguel Social; documentação referente ao processo de concessão do benefício; qual o motivo da concessão de tal benefício; endereço onde residia cada um dos beneficiários; qual o nome de cada locatário, endereço do imóvel locado e o valor do aluguel do imóvel; qual o período da concessão do benefício.

 




Requerimento n° 24/2018 – Autoria do vereador José Aparecido Januário (PPS)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

No sentido de determinar ao setor competente que encaminhe cópia do Contrato Administrativo da Empresa Centro de Integração de Estudantes - CIN; relação dos estudantes estagiários, com a respectiva graduação e valores dos salários mensais; informe se os estágios prestados são realizados nas áreas referentes as graduações; quais os períodos que os estagiários prestaram tais serviços; quais os critérios para realização das contratações dos estagiários; quais os critérios para determinar o valor da remuneração dos estagiários; cópias das notas fiscais, comprovando os pagamentos à empresa contratada.

Requerimento n° 25/2018 – Autoria do vereador José Aparecido Januário (PPS)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

No sentido de determinar ao setor competente que encaminhe relação das professoras substitutas no exercício de 2017, em razão de dispensa dos professores titulares. Qual a qualificação exigida para tais contratações; quais as escolas que foram atendidas pelas professoras substitutas; qual a forma de contratação e pagamento de tais profissionais da educação.

 
Vice-prefeito Sebastião Martinez e policiais, os quais permaneceram durante alguns instantes, no plenário    
 
Sebastião Martinez, Josemar Lopes dos Santos, Paulo Kostin Junior e Jairo Arruda   Homenageados e vereadores, após a sessão