Anúncios Google
12/07/18 Quinta-feira
Geração Atitude  
TR Notícias firma parceira com MP da Comarca para divulgação de projeto

Palestra aos alunos do Colégio João XXIII

A Promotoria de Justiça da Comarca de Mamborê aderiu ao projeto Geração Atitude, que é ligado ao Movimento Paraná sem Corrupção, em 2017. O projeto é desenvolvido pelo Ministério Público do Estado do Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, tendo como principal objetivo apoiar a formação cidadã de estudantes paranaenses do ensino médio das escolas estaduais, promovendo a participação social e o protagonismo juvenil. Uma das ações realizadas no ano passado foi o concurso através do qual o aluno do Colégio Estadual João XXIII, Guilherme de Melo Sphair, teve o seu trabalho classificado no Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão para concorrer em nível estadual, conforme matéria. O aluno Divonzir Junior, do Colégio Vicente Leporace, de Boa Esperança, também teve seu projeto de lei escolhido como o melhor do Núcleo Regional de Educação de Goioerê. Ambos os colégios estão na área da Comarca de Mamborê.

A promotora de Justiça da Comarca de Mamborê, Jessica Aline Soares, realizou palestras, nas últimas semanas, nos estabelecimentos de ensino de Ensino Médio: Colégio Estadual do Campo São Luiz Gonzaga do Guarani; Colégio Estadual João XXIII; Colégio Vicente Leporace e Alto Palmital, ambos de Boa Esperança. Entre os assuntos abordados, a promotora destacou temas como cidadania, democracia e voto consciente. O projeto teve início antes, ainda, das palestras, com atividades desenvolvidas pelos professores, junto aos alunos, tendo como base a cartilha "Guia do Cidadão".

 

“As palestras para alunos dos quatro colégios foram sobre cidadania, democracia, voto consciente e protagonismo juvenil, para que, compreendendo melhor a importância destes assuntos, os alunos possam tornar-se agentes transformadores da sua realidade social, participando de discussões importantes envolvendo a comunidade em que vivem, e disseminando a cultura da honestidade e da ética”, disse Jessica Aline Soares, promotora de Justiça.

Próximo passo

Na próxima etapa do projeto, os alunos, com apoio dos professores, elaborarão projetos de lei, com iniciativas para melhorar o estado. Estes serão encaminhados à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), que escolherá os 32 melhores projetos. Os autores classificados (alunos e professores) participarão da caravana da cidadania, que será uma viagem a Curitiba para conhecer a sede dos três poderes e o Ministério Público. Ao final, um dos 32 projetos de lei será o escolhido para se transformar em lei estadual.

Parceria

O papel do portal TR Notícias, na parceria firmada como Ministério Público (MP) da Comarca de Mamborê, é a divulgação das ações locais do Movimento Paraná sem Corrupção. De maneira especial, publicar ações do projeto Geração Atitude.

 
Palestra no Colégio São Luiz Gonzaga   Vicente Leporace e Alto Palmital Boa Esperança

Palestra, no Centro Cultural de Mamborê, aos alunos do Colégio João XXIII