Anúncios Google
18/07/18 Quarta-feira
ALB  
Academia de Letras é instalada em Mamborê

A Academia de Letras do Brasil (ALB), seccional Mamborê, foi instalada na noite de segunda-feira (16), durante uma solenidade no Centro Cultural Prof. Emília Martins Cruz, com presença de cerca de 100 pessoas. O presidente fundador nacional da ALB, com sede em Brasília, DF, professor Dr. Mario Roberto Carabajal Lopes empossou Rosemari Hauenstein Ruch como presidente da seccional Mamborê e presidente regional. Ela já era acadêmica correspondente da ALB Rio Grande do Sul. Além da presidente Rosemari, outros dez membros fundadores vitalícios imortais da ALB Mamborê foram empossados. Também participaram da solenidade o prefeito Ricardo Radomski;  primeira-dama Elisabete Aparecida Fagundes Radomski; Dra. Dinalva Carabajal; Dr. Jorge José Matievicz, escritor de Cascavel; secretária de Cultura e Esporte, Clarice de Melo Sphair; soldado Vanderlei Gleverson Farias, representando o subtenente Mario da Silva; vereadores: Hildebrando Ribeiro de Oliveira, José Corchak, Juvelino da Costa Guerra, pastor Everson Clei Tiburcio e o vice-presidente Fabio da Silva Ferreira, que fez parte da mesa em nome do Legislativo Municipal. Entre os familiares e amigos dos empossados estavam diretores de escolas/colégios de Mamborê, pastor José Carlos de Oliveira e outras autoridades. Após o evento, que contou com algumas homenagens, houve um coquetel de frutas, no hall de entrada do Centro Cultural.

Houve uma homenagem póstuma a Constantino Lisboa de Medeiros, falecido em 18 de novembro de 2000. Ele residida no município de Mamborê e teve algumas publicações. O título foi entregue à esposa, Dalva Araci Lopes de Medeiros e à filha Dalva Helena de Medeiros, que é membro da Academia Mourãoense de Letras (AML), Cadeira nº 36.

  Também foram homenageadas algumas mulheres da comunidade: Silmara Pallú Cesa, Dalila Negrisoli de Carvalho, Sandra da Silva Nascimento Agostinho, Clarice de Melo Sphair e Dinalva Carabajal.

A Academia de Letras do Brasil tem a preocupação com questões ligadas à língua portuguesa, bem como a literatura local, regional e nacional. O incentivo a novos escritores é um dos papéis da ALB.

“A Academia de Letras do Brasil convida os novéis acadêmicos da ALB Mamborê a sonharem ilimitadamente com dias melhores para o nosso país e para o nosso mundo”, disse Mario Carabajal durante o seu pronunciamento. Ele também disse que a ALB teve início, oficialmente, em 1º de janeiro de 2001 e conta, atualmente, com cerca de 11.000 membros/escritores. Além da presença em 350 municípios do Brasil, há seccionais em outros países como França, Cazaquistão e no continente africano. Carabajal disse que pessoas em diferentes estados e países, se reúnem para dar vida e materialidade aos sonhos da ALB. Ele também falou do projeto de erradicação da fome, encampado pela ALB através do cultivo de árvores frutíferas nas vias e praças públicas. “Letras concretas, este é o sonho da Academia de Letras do Brasil”, disse o presidente falando sobre ações e projetos que vão além do ato de escrever.

Rosemari Hauenstein Ruch acolheu os confrades e confreiras (membros da academia) e agradeceu a todos pela presença. De maneira especial, agradeceu ao casal Mario e Dinalva Carabajal por conceder e incentivar a implantação da ALB Mamborê. A presidente também agradeceu à Prefeitura Municipal de Mamborê pela parceria, Secretaria de Cultura e Esporte e outros que tiveram participação na realização do evento e primeiros passos da ALB Mamborê.

Álbum com outras fotos do evento

Membros fundadores vitalícios imortais da ALB Mamborê

Cadeira nº 1 – Rosemari Hauenstein Ruch
Cadeira nº 2 – Vilson Parteka Olipa
Cadeira nº 3 – Mariusa Cristiane Baum Petri
Cadeira nº 4 – Érica de Oliveira Machado
Cadeira nº 5 – Eliana Lopes dos Santos
Cadeira nº 6 – Elisabete Aparecida Fagundes Radomski
Cadeira nº 7 – Guilherme de Melo Sphair
Cadeira nº 8 – Nerias Pereira de Miranda
Cadeira nº 9 – Osnir Moraes
Cadeira nº 10 – Ana Carla da Silva Morigi
Cadeira nº 1 (Correspondente) – Gaudeston Dutra Wulf (Palotina, PR)

 
Carolina Hauenstein Ruch Mora, declamando "A valsa" de Casimiro de Abreu    
 
 
Ana Carla da Silva Morigi declamando "A maestria literária", de sua autoria   Érica de Oliveira Machado declamando "Segue teu silêncio" e "Em silêncio"
 
Mesa de autoridades   Hino Nacional, executado por Sandro Pezzine
 
 
Mario Carabajal   Dr. Jorge José Matievicz, de Cascavel
 
Rosemari Hauenstein Ruch   Entrega de título a Jorge José Matievicz
Rosemari Hauenstein Ruch
 
Posse de Rosemari H. Ruch - Cadeira nº 1   Vilson P. Olipa - Cadeira nº 2
 
Mariusa C. Baum Petri - Cadeira nº 3   Érica de O. Machado - Cadeira nº4
 
Eliana L. dos Santos - Cadeira nº 5   Elisabete A. F. Radomski - Cadeira nº 6
 
Guilherme de M. Sphair - Cadeira nº 7   Nerias P. de Miranda - Cadeira nº 8
 
Osnir Moraes - Cadeira nº 9   Ana Carla da S. Morigi - Cadeira nº 10
 
Gaudeston D. Wulf (correspondente - Palotina)   Ana Carla conduzindo o momento do compromisso dos acadêmicos
 
Leitura da mensagem do presidente da ALB Rio Grande do Sul, por Mariusa C. B. Petri   Homenagem a familiares de Constantino Lisboa de Medeiros
 
Título a Clarice de Melo Sphair   Dalila Negrisoli de Carvalho
 
Silmara Pallú Cesa   Dinalva Carabajal
 
Sandra da Silva Nascimento Agostinho   Pronunciamento de Ricardo Radomski, prefeito
 
Mensagem de Rosemari H. Ruch   Osnir Moraes
 
 
Vereador Fábio da Silva Ferreira, vice-presidente da Câmara Municipal   Clarice de Melo Sphair, secretária municipal de Cultura e Esporte
 
 
10 membros fundadores vitalícios imortais (ALB Mamborê) e 1 membro correspondente
Vilson Olipa, cerimonial
     
Fotos: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mamborê