Anúncios Google
09/08/18 Quinta-feira
Mamborê  
Prefeitura inicia trabalhos de castração e microchipagem em animais de rua

A prefeitura de Mamborê, através da Divisão de Meio Ambiente, iniciou o atendimento dentro do projeto de castração e microchipagem de cães e gatos, machos e fêmeas. O projeto, inicialmente, atenderá animais de rua e, para cada animal atendido, será feito um cadastro através de um certificado de microchipagem, onde o setor terá todas as informações e controle individual. Em média, 30 animais serão atendidos por mês.

Todo trabalho de castração e microchipagem será executado por duas clínicas veterinárias habilitadas e contratadas pela Prefeitura Municipal, através de processo licitatório.

Segundo a veterinária responsável pelo projeto, Leila Calegari Leonço, e a técnica da Divisão do

  Meio Ambiente, Ana Maria Fernandes, este projeto foi encaminhado ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), no início do segundo semestre de 2017. Neste ano de 2018 a pedido do Conselho foram feitos os ajustes finais no projeto.

Ainda segundo a veterinária, foi um trabalho de muita dedicação do setor, iniciado no ano passado e que agora começa a resolver um dos problemas muito reivindicados pela população que é o controle dos animais de rua.
O investimento no projeto é de pouco mais de R$ 150 mil, incluindo a construção do canil, cirurgias, microchipagem e outros investimentos necessários.

A Divisão do Meio Ambiente informou ainda que no dia 28 de setembro, que é o Dia Mundial de Conscientização da Raiva, serão realizadas diversas ações como distribuição de vacina contra a raiva, vacina inibidora de cio, além de outras atividades educativas e cadastramento de animais castrados.

O prefeito Ricardo Radomski acompanhou, junto à equipe do setor, a saída dos primeiros animais levados para o processo de castração e microchipagem. “São investimentos que estamos realizando para resolvermos um problema que vem de muitos anos em Mamborê. De forma planejada e dentro dos padrões necessários vamos, aos poucos, resolver esta questão dos animais de rua”, concluiu o prefeito.