0


Anúncios Google
06/04/19 Sábado
Vida  
Projeto Semear é lançado em Mamborê

Tendo como base o Projeto Semear do Ministério Público do Estado do Paraná, lideranças se organizaram e lançaram o Projeto Semear do Município de Mamborê. O objetivo é trabalhar pela vida, com dignidade para todos. Uma Rede de Proteção foi formada e já está atuando na cidade, com bons resultados. O lançamento oficial do projeto aconteceu na tarde de sexta-feira (5), no Centro Cultural de Mamborê com presença do prefeito Ricardo Radomski (PSD); promotora de Justiça da Comarca, Jessica Aline Soares; vice-presidente da Câmara Municipal, José Corchak (PDT); articuladora da Rede de Proteção, Dalila Negrisoli de Carvalho; pastor Darly Thomé da Silva; Pe. Valdecir Liss; diretores de escolas/colégios municipais, estaduais e particular; pastores; vereadores: Fábio da Silva Ferreira, Jairo Silveira de Arruda, José Aparecido Januário, Osvaldo Sibardeli e pastor Everson Clei Tiburcio; e outros.

Foram apresentados os integrantes dos dois comitês que formam a Rede de Proteção. O prefeito Ricardo Radomski fez uso da palavra, bem como a promotora Jessica Aline Soares e Dalila Negrisoli de Carvalho. O pastor Darly Thomé da Silva falou da importância de se lançar sementes, ou seja, de "semear" as coisas do bem, numa analogia ao título do projeto. A professora Marli Drancka Beltrame fez um relato dos passos do Projeto Semear, até o momento.

O projeto Semear dependerá da criação de uma lei municipal para o seu pleno funcionamento. Os vereadores presentes se colocaram à disposição para este fim.

Projeto Semear

O sonho de um trabalho semelhante a este havia surgido durante as duas edições do Fórum de Prevenção e Combate às Drogas, realizado nos anos de 2017 e 2018, pela Associação de Recuperação de Alcoólicos (Aramam) e com participação ativa de diversas lideranças do município. No segundo semestre do ano passado (2018), o sonho começou a se tornar realidade, com a formação da Rede de Prevenção e Combate às Drogas (Rede de Proteção), composta pelo Comitê de Inserção e Atendimento e Comitê de Prevenção.

Como os comitês são formados por pessoas de diferentes entidades (governamentais ou não),

 

associações, igrejas, órgãos, etc., os problemas de pessoas ou famílias são colocados em pauta e soluções são buscadas em conjunto. O enfrentamento às drogas lícitas ou ilícitas, no município, tem sido o trabalho principal da Rede de Proteção.

O trabalho já está dando frutos, uma vez que o Comitê de Inserção já atendeu vários casos e solucionando-os total ou parcialmente. Outro ponto positivo é uma maior procura por atendimento na Aramam.

O Comitê de Inserção e Atendimento se reúne nas quartas sextas-feiras do mês, das 8h30 às 9h30, na sala de reuniões do Paço Municipal de Mamborê. O Comitê de Prevenção realiza suas reuniões no mesmo dia e local, das 9h30 às 10h30.

"A gente se sente muito feliz e satisfeita de ver a Rede de Enfrentamento às Drogas funcionando efetivamente", disse Jessica Aline Soares, citando que os primeiros passos foram em outubro de 2018. "Já foram realizadas diversas reuniões, lançadas diversas ideias para que a gente consiga, efetivamente, enfrentar essa problemática da droga no nosso município de Mamborê", prosseguiu a promotora de Justiça, falando sobre a criação de mais expectativa e esperança de se atingir, realmente, o público alvo, que são as crianças e adolescentes. "É o público mais vulnerável, mais frágil, que, às vezes, acaba tendo o primeiro contato com a droga nessa faixa etária. Então eu acho que o trabalho de prevenção, junto às escolas e aos alunos, vai ser muito importante e determinante nesse nosso projeto e objetivo de enfrentamento", concluiu a representante do Ministério Público, na Comarca de Mamborê.

"O Projeto Semear foi uma ideia que nasceu na Rede de Prevenção e Combate às Drogas", disse Dalila Negrisoli de Carvalho, informando que durante as reuniões do Comitê de Prevenção, surgiram questionamento do que se poderia fazer para envolver a todos. "A Lucivani (Lucivani Soares Zanélla), que é psicóloga, deu a ideia do projeto e os diretores, professores, pastores e outros, gostaram da sugestão", prosseguiu a articuladora da Rede de Proteção, demonstrando contentamento com a realização do lançamento do Projeto Semear e do trabalho, como um todo.

 
Prefeito Ricardo Radomski, vereador José Corchak e promotora Jessia Aline Soares   Centro Cultural Prof. Emília Martins Cruz
Integrantes dos Comitês de Inserção e Atendimento e de Prevenção
 
Dalila Negrisoli de Carvalho, articuladora da Rede de Proteção   Jessica Aline Soares, promotora
 
Prof. Marli Drancka Beltrame   Pastor Darly Thomé da Silva
 
Vereadores