Anúncios Google
11/02/20 Terça-feira
Mamborê  
Inauguradas as novas instalações da Escola Barzotto
A Escola Municipal Barzotto está de casa nova! A inauguração oficial aconteceu na noite de segunda-feira (11), com presença do prefeito Ricardo Radomski e esposa Elisabete; presidente da Câmara, Mauricio Jotta Massano; outros 7 vereadores; vice-prefeito, Sebastião Antonio Martinez; e outras autoridades. Mais de 250 alunos estudam no estabelecimento, sendo Ensino Fundamental I durante o dia e Educação de Jovens e Adultos (EJA), à noite.

A diretora da Escola Barzotto, Edneia de Castro, apresentou um histórico da escola, que teve o seu início há 48 anos, em um terreno doado por Fermino Barzotto (ver histórico abaixo das fotos). Dois membros da família Barzotto estiveram na noite da inauguração: Valdir Heitor Barzotto, filho de Fermino, e Eraldo, filho de Nole Barzotto. Eraldo reside em Maringá e Valdir, que é doutor em Linguística, reside em São Paulo e é professor na USP. Foi feita a leitura de uma mensagem escrita por Elmira, que reside em Maringá e é irmã de Fermino Barzotto.

  Outras autoridades

Também estiveram presentes os vereadores: Fabio da Silva Ferreira, Hildebrando Ribeiro de Oliveira, Jairo Silveira de Arruda, José Corchak, Juvelino da Costa Guerra, Osvaldo Sibardeli e pastor Everson Clei Tiburcio; chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) e representante do secretário de Estado Marcio Nunes, Ivete Keiko Sakuno Carlos; secretária municipal de Educação, Maria Thereza Pereira Murback; assessor do deputado federal Hermes Parcianello (Frangão), Vanderlei Araújo; Pe. José Nilson de Souza Santos, vigário da paróquia Imaculada Conceição; subtenente Mario da Silva; presidente do Rotary Club de Mamborê, Reinaldo Ludwig; diretora da Escola Barzotto, Edneia Aparecida de Castro Coelho, e outras diretoras de escolas do município, incluindo da estadual, Rui Barbosa, Valdiléia Xavier de Oliveira, e da Escola Nossa Senhora de Fátima, Ir. Ana Regina Praisner.

 
Descerramento das placas    
 
 
 
Edneia Aparecida de Castro Coelho diretora da Escola Barzotto    
 
Ricardo Radomski, prefeito   Ivete Sakuno, chefe do NRE
 
Maria Thereza Murback, secretária de Educação   Vanderlei Araújo, assessor e advogado do deputado Frangão
 
Valdir Heitor Barzotto   Eraldo Barzotto
 
Homenagem aos ex-diretores    
 
Pe. José Nilson de Souza Santos    
 
 

 

Histórico organizado pela Escola Barzotto

O ano era 1972. Um fazendeiro da localidade do Pensamento, chamado Fermino Barzotto, querendo satisfazer a necessidade educação da comunidade e o sonho de sua filha Selma, uma menina de 16 anos, em ser professora, acabou desocupando um barracão de sua propriedade e construindo, com suas próprias mãos, duas mesas com bancos, da mais nova escola do município de Mamborê, a Escola Municipal Isolada Barzotto.

Essa escola funcionou nesse local por quatro anos, onde hoje a propriedade pertence à família Brunetta.

A merenda era feita por Margarida Zorzi Barzotto, esposa de Fermino, com produtos colhidos na horta da família.

Nessa época o prefeito era o João Szesz e a secretária municipal de Educação, Sueli Lionço.

Em 1975, o então prefeito Ubiraci Pereira Messias, sentindo a garra da professora Selma Barzotto em exercer o magistério e também devido ao êxodo rural ter diminuído o número de alunos na comunidade, resolveu construir a escola na zona urbana com verba da prefeitura, sendo o terreno doado em cartório pelo Sr. Fermino.

A escola tinha uma sala de aula, uma cozinha e um banheiro, e ficava localizada aproximadamente uma quadra do local onde a Escola Barzotto funcionou até 2019, na Rua São Josafat.

O nome da escola permaneceu Escola Municipal Barzotto, pois além dessa família ter lutado muito pela construção da escola, Seu Fermino era um dos pioneiros do município e muito querido na cidade.

Em seu primeiro ano de funcionamento na zona urbana a escola atendia cerca de 120 alunos divididos em três períodos:

3ª e 4ª séries: 8:00 às 11:00 – Prof. Aparecida

1ª e 2ª séries: 11:00 às 14:00 – Prof. Geralda

1ª e 2ª séries: 14:00 às 17:00 – Prof. Ebiaci P. Messias.

No segundo ano as professoras foram, Alzira, Geralda e Selma Barzotto.

  Em 1992, o prefeito Armando Alves de Souza ampliou a escola, construindo mais duas salas de aula, podendo assim ampliar também o número de alunos atendidos.

Durante esses quarenta e oito anos de existência, a Escola Barzotto teve muitos professores, auxiliares de limpeza, cozinheiras e diretores que fizeram dela, o que ela é hoje, uma escola bem conceituada no município, receptiva a seus alunos e que prioriza a qualidade do ensino e da aprendizagem. A primeira diretora foi a professora Geralda. Ela exerceu seus vinte e cinco anos de magistério nessa escola, tendo exercido, além da função de professora o cargo de diretora.

Além da Professora Geralda a escola teve também como diretores José Roberto e a Marli Drancka Beltrame.

Professora Marli, que ficou nesse cargo por 16 anos, e hoje é nossa coordenadora pedagógica.

Muitos professores passaram por aqui, deixando seus conhecimentos, seu amor, sua dedicação e seu compromisso por uma educação de qualidade e que respeite a individualidade de cada aluno que esteve em suas mãos, à todos os professores que fizeram e fazem parte da Equipe Barzotto o nosso muito obrigado.

Mas a alma de uma escola sem dúvida nenhuma são nossos alunos, que durante sua trajetória deixaram sua marca nas risadas, brincadeiras, bagunças, etc.

E graças a eles muitos prêmios a nível estadual e municipal foram conquistados, muitos projetos desenvolvidos, fazendo com que o nome da escola se destacasse.

Hoje a escola constrói uma nova página da sua história, em uma nova sede, que atenderá quase 250 alunos entre as modalidades de Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e EJA – Educ. de Jovens e adultos, divididos em três turnos, ocupando seis salas de aula, além de uma biblioteca equipada, sala de recursos multifuncional, e as alas da secretaria, direção e coordenação e da cozinha e despensa, tendo cerca de 28 funcionários.

Escola Municipal Barzotto
Edneia Aparecida de Castro Coelho
Diretora