Anúncios Google
18/05/20 Segunda-feira
Diocese  
Prossegue o trabalho visando a implantação da Cáritas

A Cáritas Brasileira está em processo de implantação na diocese de Campo Mourão. Sobre o assunto, aconteceu uma reunião em Mamborê, no dia 15 de fevereiro deste ano. Um dia antes, a equipe havia se encontra com o bispo diocesano dom Bruno Elizeu Versari. Desde então, vários passos foram dados e trabalhos, realizados.

De acordo com Jaqueline Faria, membro do grupo de articulação, houve um trabalho com refugiados da Venezuela, em Campo Mourão, no sábado (16); trabalho na região do Sítio São Roque, no Ranchinho II, onde moradores necessitam de água; acompanhamento dos trabalhos do Cantinho da Partilha em Mamborê, na entrega de cestas básicas e auxiliando o Estado na entrega de kits da merenda escolar, entre outros.

Além de Jaqueline, há outras pessoas de Mamborê envolvidas no trabalho e estiveram em Campo Mourão, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, realizando o trabalho com refugiados venezuelanos.

Cáritas - Caridade ou Solidariedade

A Cáritas, foi fundada em 12 de novembro de 1956. Sua origem está na ação mobilizadora de Dom Helder Camara, então secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Está presente em mais de 200 países, e no Brasil em 12 regionais, sendo no Paraná, presente em praticamente todas as dioceses e duas em processo de constituição Uma delas é a de Campo Mourão.

Tem sua sede em Roma, de onde coordena operações de emergência, propõe políticas para corrigir as desigualdades e defende um mundo justo e solidário. Desde a fundação, a Cáritas tem a prática de ouvir respeitosamente o sofrimento dos empobrecidos e favorecer ferramentas para transformar suas próprias vidas, a partir dos princípios da dignidade, justiça, solidariedade e Bem viver.

  Missão Institucional

“Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e participando da construção solidária da sociedade do Bem Viver, sinal do Reino de Deus, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social".

Princípios

Defesa e promoção da vida para a construção da sociedade do Bem Viver; Mística e espiritualidade libertadora, ecumênica e de diálogo inter-religioso; Cultura de Solidariedade transformadora; Relações de equidade étnico-raciais, de gênero e geração; Protagonismo das pessoas em situação de vulnerabilidade, de risco e/ou exclusão social; Projeto Popular de sociedade justa, solidária e sustentável; Democracia participativa e justiça socioambiental; Pastoralidade e Transformação Social; Cáritas no Coração da Igreja e na sociedade no serviço com os pobres.

Áreas de Atuação Cáritas

Mudanças climáticas e gestão de riscos;

Migração e refúgio;

Economia Popular Solidária;

Infância, adolescência e juventudes;

Convivência com os Biomas;

Povos e comunidades tradicionais;

Mulheres e equidade de gênero;

Segurança Alimentar e Nutricional;

Mundo Urbano;

Gestão de resíduos sólidos, comênfase em catadores/as;

Voluntariado;

Formação.

 
Trabalho em Campo Mourão, acolhendo refugiados
 
Encontro com Dom Bruno, com presença do Pe. Valdecir Liss e Pe. José Nilson de Souza Santos
 
Visita à região do Ranchinho II, onde moradores carecem de fornecimento de água